quinta-feira, 24 de junho de 2010

Educação é mudança

“Uma mente que se abre a novas ideias jamais retorna ao seu tamanho original” AISTEN.

É extremante comum, pessoas definindo resoluções para os problemas dos outros e até do mundo, totalmente convictas de que, “suas teorias são as certas e resolveriam quaisquer problemáticas”. Agem oprimindo quem apresenta opinião diversa, afinal são os “donos da verdade”, então como podem existir outras verdades que não as suas? Em muitos casos, seu grau de escolarização “hierarquizado” é seu argumento intrínseco que o faz sentir que possui capacidade para tanto.

É preciso ser entendido que educação é um processo que lúcida os homens, os torna críticos, capazes de analisar os processos do mundo, formar suas próprias convicções sobre o mesmo e, decidir que seu direcionamento cultural, se tornará por conseqüência sua cultura e entendimento como ser social.

O direcionamento filosófico mais notável no senso comum do século XXI, ocorrido através dos grandes meios de comunicação e das políticas educacionais, não parece de forma alguma visar “educar pessoas”, formar homens “críticos”, “lúcidos”, mas sim, manter o tipo de sociedade vigente, cada vez mais explorada, desigual.

Saibam que algumas das características de pessoas que possuem uma consciência ingênua são:
- “Satisfazer seu conhecimento com as experiências. Toda concepção cientifica é um jogo de palavras. Explicações mágicas. Parte do principio que sabe tudo. Pretende ganhar as discussões com argumentos frágeis. Sua discussão é feita na emocionalidade. Não procura a verdade, pois trata de impô-lá procurando meios históricos para convencer com suas ideias”.

Enquanto que às características de quem possui uma consciência crítica são:
- “Ao deparar-se com um fato, faz o possível para livrar-se de preconceitos, não somente na captação, mas também na análise e resposta. Sabe que é na medida que é, e não pelo que parece. Face ao novo, não repele o velho por ser velho, nem aceita o novo por ser novo, mas aceita-os na medida em que são válidos”. (FREIRE, Paulo.)

Desta forma, deixe essas pessoas “donas da verdade” falando com o vento e análise todos os pontos antes te formar sua opinião, talvez a favor ou contra essas ideias, mas sempre pense que muitas vezes o que parece certo, pode não ser o certo, e que o processo histórico já no demonstrou que todos os líderes de civilizações ao longo da história usavam dos meios de comunicação para fundamentar suas ideias como as certas, mantendo assim, sua hegemonia, e que esses processos só foram mudados, porque houveram pessoas críticas, que não se limitaram com a opinião do “senso comum”, das pessoas que “sabem tudo”, mas sim, se basearam nos fatos, e mesmo sendo contrariados por todos por terem ideias diferentes das vigentes, sendo ditos a exemplos, loucos, primeiro cristãos depois hereges, primeiro socialistas depois revoltados marginais, fizeram revoluções sociais que, querendo ou não, asseguram os direitos mais importantes existente hoje em dia...
Note que, nesse momento da história, a cultura vigente trará esses homens que em um passado foram diferentes ao regime para seu lado, os transformando de hereges para Iluministas, distorcendo suas ideias para as mesmas parecem revolucionarias para as empresas, pois trouxeram o desenvolvimento, trouxeram o avanço científico, porém não esqueçamos que suas lutas eram contra a ignorância, que o conhecimento, educação e ciência foram sempre trazidos pelo homem não para entender só a química, a física, mas se deram dentro de um entendimento social, para ser usado para o social, no qual sua barreira, sua principal dificuldade, seu principal opressor, não foram nem os dominantes do poder, mas as pessoas “donas da verdade”, influênciadas pelo senso da direita.

A origem da palavra “educação” vem do latim, “Educere” e significa, “lucidar/conduzir”, não, “limitar/reproduzir”.

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